Adriana Rodrigues da Silva é a prova viva de que o destino pode ser redesenhado pela força da determinação. Filha de padeiro e costureira, ela nasceu em uma casa de chão de barro. Foi lá que aprendeu que a educação seria a única arquitetura possível para construir um futuro diferente.
Aos 16 anos, seu primeiro salário em uma ótica marcou o início de uma trajetória inspiradora. Ela foi de recepcionista a administradora na Petrobras. Além disso, acumulou experiências em grandes multinacionais. Aos 26, financiou a graduação em Administração com o próprio esforço.
Reinvenção e Conquistas na Perícia Judicial
Aos 35, ela reinventou-se ao ingressar na Perícia Judicial. Desse modo, assumiu a representação do CONPEJ em Pernambuco e expandiu sua atuação por todo o Nordeste. Ela também capacitou profissionais de diversas áreas.
Aprofundou-se, ainda, em Perícia Grafotécnica e concluiu o curso de Direito. Com isso, provou que limites existem apenas para serem superados.
Impacto Institucional e Reconhecimento Internacional
Sua carreira é marcada por conquistas que transformaram cenários. Por exemplo, negociou parcerias que beneficiaram quase dois milhões de profissionais de Administração. Ademais, trouxe o Encontro Regional de Administração do Nordeste (ERPA) para Pernambuco pela primeira vez, captando recursos que reduziram em quase 50% os custos do evento.
Outra conquista importante foi a instituição do Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração no Brasil. Similarmente, ela representou o Brasil na Organização Latino-Americana de Administração (OLA), na Bolívia. Adicionalmente, palestrou em dois grandes congressos internacionais em 2025: o XVIII CONAMCECA no México e o X CONADINO no Peru. No Peru, a Província de Ica/Peru a homenageou.
Pioneirismo e Legado para as Novas Gerações
Coautora do livro “Mulheres Incríveis”, o projeto “Elas Voam” a homenageou, reconhecendo trajetórias femininas que transformam a sociedade. Posteriormente, ela recebeu o Prêmio Paradigma Expressão, como uma das personalidades mais influentes de 2024.
Seu percurso culminou em um marco histórico: ela foi eleita a primeira mulher Conselheira Federal por Pernambuco no Conselho Federal de Administração, escrevendo seu nome na história da profissão.
Hoje, como Gestora Executiva de Clube de Benefícios, ela amplia vantagens para empresas e instituições. Assim, ajuda-as a fidelizar clientes e colaboradores, reafirmando sua vocação de criar oportunidades e conectar pessoas.
Em conclusão, sua jornada honra Pernambuco e ecoa a força de Bárbara de Alencar, heroína revolucionária do Nordeste. Assim como ela, Adriana Rodrigues da Silva rompeu com as expectativas de origem e ocupou espaços de poder. Portanto, provou que a coragem de uma mulher pode transformar o curso da história e inspirar novas gerações a acreditarem no impossível.

Veja a segunda edição da revista Nomes que Honram Pernambuco AQUI





