Coligação Pernambuco Com Força de Novo derruba nova pesquisa viciada
Outros Assuntos

Coligação Pernambuco Com Força de Novo derruba nova pesquisa viciada

A Coligação Pernambuco Com Força de Novo conseguiu suspender mais uma pesquisa, feita pela Nervera Serviços de Informática Ltda. em parceria com a Agência de Comunicação do Capibaribe S/A. Ao todo já são nove pesquisas ao governo e senado do Estado que a coligação derrubou nesta eleição junto à Justiça Eleitoral, além de duas outras para presidente da República. As ações foram redigidas pelo advogado Diniz Eduardo Cavalcante, da Coligação do candidato Miguel Coelho.


Nesta pesquisa, de nº 02263/2022, a Nervera e a Agência Capibaribe trazem uma série de vícios graves que maculam a divulgação de seus resultados, como a ausência de metodologia da pesquisa seguindo às regras estabelecidas pelo TSE (nº 23.600) e a divergência entre o plano amostral e o questionário aplicável.


Segundo a Desembargadora Eleitoral, Virgínia Gondim Dantas, “entende presente a probabilidade do direito invocado pelo autor, visto que as evidências de irregularidades retratadas, por si só, são graves e suficientes para reconhecer a relevância dos argumentos trazidos pelo representante. À vista do exposto, defiro liminar para determinar a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, sob pena de multa de R$ 30 mil pelo descumprimento”.


A Desembargadora também salienta na decisão que “ao consultar o Sistema PesqEle do TSE observou que a pesquisa objeto desta representação é uma repetição da pesquisa eleitoral, de nº PE -06402/2022, a qual se encontra suspensa por decisão liminar proferida pelo Desembargador Eleitoral Dario Rodrigues, na data de hoje (29)”.

Grupo Paradigma
Grupo de mídia independente com 10 anos de atuação que tem como propósito, além de fazer conexões genuínas e duradouras, contar com leveza e seriedade as histórias de outliers – aqueles que ousam questionar o status quo.

Deixe um comentário