Foto Bruno Castanha
A visão de Arthur Holanda permitiu a evolução da sua empresa em um momento de profundas incertezas. Em um momento onde o senso comum em uma escala global diz para demitir funcionários e fechar escritórios, o advogado fez exatamente o oposto. Investiu no bem estar dos seus colaboradores, reduziu a jornada de trabalho, contratou ainda mais colaboradores, criou e investiu em áreas estratégicas, expandiu sua atuação e se aproximou ainda mais dos seus clientes. Como resultado dobrou sua cartela de clientes e desfruta de um crescimento excepcional.
A história do advogado recifense Arthur Holanda (30) realmente foge do senso comum. Atua na área jurídica há sete anos, desde quando começou a estagiar, ainda na faculdade. Logo após terminar os estudos e passar no exame da Ordem, seu escritório já estava pronto, então começou imediatamente sua trajetória empreendedora ao abrir seu próprio escritório de advocacia. A Holanda Advocacia tem seis anos de história e atua com mais ênfase na área do direito empresarial. Além da matriz, em Recife, conta também com uma unidade em São Paulo e recentemente, em plena pandemia, ainda abriu mais uma unidade em Brasília. A unidade de Recife também passou por mudanças recentes, mudando seu endereço para contemplar uma área física mais moderna, mais estruturada e melhor localizada, com o objetivo de se aproximar do seu cliente, afirma o advogado. As salas são todas de vidro e não há uma separação aparente de espaços, criando um sentimento de integração horizontal de todos os colaboradores. Holanda explica que ninguém fica supervisionando ninguém e tudo funciona de maneira eficiente.
Na contramão do mercado, a Holanda está em expansão, contratando mais colaboradores e investindo em áreas estratégicas dentro da empresa. O motivo? A própria pandemia. Segundo o advogado, a chegada da pandemia lhe permitiu fazer uma reflexão maior sobre como poderia explorar mais a fundo o que já tinha dentro de seu escritório, alavancando suas chances de despontar ainda mais durante um período de incertezas. O resultado? A Holanda dobrou a cartela de clientes.
Holanda atribui o crescente número de prospects no período da pandemia ao fato de não ter deixado em momento algum de estar próximo dos seus clientes. Isso fez com que estivesse pronto para atender todas as necessidades deles, num movimento de antecipação, como expõe: “O aumento do número de clientes no período da pandemia se deu ao fato de não deixarmos de estar próximos dos nossos clientes. Teve muita gente que ficou com medo e ficou esperando acontecer alguma coisa. A gente não! Já tínhamos ideia do pior cenário e fomos em busca do melhor cenário, então isso nos ajudou. Não esperamos o impacto do mercado, criamos o nosso impacto. Eu dizia nas nossas reuniões internas que somos aquele peixe que nada contra a correnteza, a carpa. Enquanto todo mundo vai por um caminho, a gente foi por outro. E deu certo! Logo quando os clientes nos procuraram ao começarem a sair de casa após o primeiro lockdown, querendo se movimentar, nós já estávamos totalmente preparados para atender essa demanda, então nos antecipamos bastante”.
Arthur revela que é fundamental gerir o escritório de advocacia como a empresa que é. E nos dias de hoje, as empresas que têm um crescimento mais exponencial são as start-ups. Com esse pensamento em mente, investiu na contratação de colaboradores para compor os recém criados setores de inovação, tecnologia e qualidade dentro da Holanda Advocacia. Negligenciados por muitos estabelecimentos, esses setores são de extrema importância para todas as empresas que desejam alavancar seus resultados e estão mais presentes em start-ups, mas não tanto em escritórios de advocacia. O setor de inovação e tecnologia, inclusive, o permite ficar à frente de tendências, como explica: “O objetivo do setor de inovação e tecnologia é encurtar o caminho para que a gente entregue o resultado. Desde criar uma plataforma nova do escritório a um sistema melhor de gestão. Por exemplo: a gente foi um dos pioneiros aqui em despacho virtual. Então quando veio a pandemia, já estávamos acostumados, pra gente era normal fazer isso. Portanto, a função do setor de inovação é a de trazer coisas que facilitem o nosso dia a dia”.
Já o setor de qualidade prioriza a efetividade da prestação dos serviços jurídicos aos seus clientes. Holanda percebeu que com um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) poderia focar na satisfação dos seus clientes através de processos direcionados a atender consistentemente as necessidades deles. Assim como também percebeu que as pessoas deveriam estar no centro da sua estratégia de negócio para continuar atingindo resultados extraordinários e sustentáveis. Então decidiu inquirir certificações como a ISO 9001 e a Great Place to Work, como elucida: “Como temos uma demanda extensa, decidimos iniciar alguns processos de certificações. Estamos com uma consultoria empresarial para tirar o certificado ISO 9001, assim como outros de referência nacional”.
“O aumento do número de clientes no período da pandemia se deu ao fato de não deixarmos de estar próximos dos nossos clientes. Teve muita gente que ficou com medo e ficou esperando acontecer alguma coisa. A gente não! Já tínhamos ideia do pior cenário e fomos em busca do melhor cenário, então isso nos ajudou. Não esperamos o impacto do mercado, criamos o nosso impacto.”