Geral Outros Assuntos

CESPU chega em Pernambuco

Uma grande novidade para o ensino universitário de Pernambuco está chegando em Jaboatão dos Guararapes. A CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), que já tem 40 anos de atuação na Europa, apresentará o seu projeto no Estado no dia 12 de maio.

Com um investimento de R$ 15 milhões e uma projeção de 500 empregos diretos nos primeiros quatro anos, a CESPU também chega para interagir a instituição na área de saúde junto à população pernambucana, suprindo carências visíveis no atendimento às comunidades.

A escolha por Pernambuco, segundo o diretor da CESPU Europa, o português Miguel Martins, parte, principalmente, por ser o Estado com o segundo maior polo médico do País. “Evidente que o Grande Recife, por estar bem próximo de Portugal, também é um motivo importante, mas precisamos colocar que Pernambuco, por ser este segundo polo nacional de saúde, também posiciona como o principal expoente do setor no Norte e Nordeste. Com certeza, isto oferece condições únicas para a formação em ambiente real de trabalho de profissionais com excelência na área de saúde, além de facilitar a mobilidade interinstitucional”, destacou Miguel Martins, que ainda enfatiza que o diploma de graduação na CESPU em Pernambuco terá validade em Portugal, mediante determinadas condições do país.

A primeira unidade da CESPU vai ocupar um espaço de quatro mil metros quadrados (Avenida Estrada da Batalha, 1200, Jaboatão dos Guararapes), oferecendo aos alunos conforto, tecnologia e inovação, com laboratórios, salas de informáticas e bibliotecas, nos cursos universitários e técnicos que serão oferecidos a partir do segundo semestre de 2022. Para as disciplinas práticas dos cursos, a Cooperativa portuguesa já firmou parcerias com grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife, que receberão os seus alunos no período dos estágios.

Outro detalhe importante é a inclusão. Na CESPU todos os ambientes têm sinalização interna em braile, equipamentos tecnológicos voltados para as pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficientes auditivos. Também foram instaladas rampas e espaços especiais nas salas de aula para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de banheiros para todos os gêneros.

Grupo Paradigma
Grupo de mídia independente com 10 anos de atuação que tem como propósito, além de fazer conexões genuínas e duradouras, contar com leveza e seriedade as histórias de outliers – aqueles que ousam questionar o status quo.

Deixe um comentário