ROGÉRIO CASTRO E SILVA FILHO, MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, Engenheiro Civil graduado pela UFPE, diretor da Construtora Tecla e sócio do Lar Geriátrico Llar D'Avis.
Colunistas Empresarial Millennial

Reinvenção

 Vivemos em um mundo cada vez mais conturbado. Até 2020 entendíamos que a tecnologia, da mesma forma que encurtava distâncias e facilitava a nossa vida, em contrapartida nos deixava ligado quase que 24 horas e o trabalho começou a fazer parte da rotina. Não existia mais a tranquilidade do fim do expediente, pois o trabalho junto com o celular vai conosco para todos os lugares.

Mas tivemos uma pandemia no meio do caminho. Muitas tentativas de vislumbrar o novo futuro. Alguns acreditavam no fim do mundo, outros que sairíamos mais fortes enquanto seres humanos, um planeta mais preocupado com a sociedade, dando mais valor à qualidade de vida. Passando pela turbulência vimos que nenhum dos dois lados estava certo. Em seguida tivemos uma guerra e o mundo voltou de onde tínhamos deixado em 2020.

Porém uma análise é necessária para que estejamos prontos para os desafios que existem e que ainda virão. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia cada vez está mais presente e fazendo coisas inacreditáveis, o que é preciso para ter sucesso no mundo dos negócios?

Sabemos que conhecimento é importante (hard skills), porém o diferencial está nas habilidades (soft skills). Capacidade de adaptação, resiliência, comunicação, inovação…

Muitos negócios prosperaram no pós pandemia. O digital ganhou força e cada vez mais tem que estar no coração das empresas. Mudamos o jeito de fazer negócios, entramos de vez na era onde é realmente possível trabalhar de qualquer lugar. Ainda creio que como seres humanos a troca do dia a dia é muito importante, o olho no olho com o cliente, as conversas durante o café entre os pares que agregam ao negócio, etc. Mas é inegável a facilidade de trabalhar de onde estivermos.

O mundo continua a sua evolução tecnológica. Cada vez menos vamos conseguir “nos desligar” do mundo. O tradicional “horário comercial” está cada vez mais escasso. Certo ou não temos que nos adaptar. Mas lembre-se do equilíbrio. Cada vez mais temos doenças tipo depressão, síndrome de burnout, etc. Importante termos hobbies, exercícios, alimentação saudável. Aí está o grande segredo do sucesso. Pessoas com cada vez habilidades mais desenvolvidas e com foco na sua qualidade de vida.

Bem vindos ao velho mundo novo e que venham os próximos desafios

Rogerio Castro e Silva
ROGÉRIO CASTRO E SILVA FILHO, MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, Engenheiro Civil graduado pela UFPE, diretor da Construtora Tecla e sócio do Lar Geriátrico Llar D'Avis.

Deixe um comentário