MABEL CRISTINA SANTOS GUIMARÃES, pós graduada em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito e Inovação pela PUC - MG, Especialista em Business Analytics e Ciência de Dados - Universidade Católica de Pernambuco, Certificação em Machine Learning pela Data Science Academy, Em Legal Design ela BITS ACADEMY e Visual Law Journey pela New Law, advogada, Membro da Comissão de Legal Design pela OAB/PE e sócia do Urbano Vitalino Advogados. Machine Learning
Colunistas Jurídico

Legal Design

Legal Design: necessidade em introjetar conhecimentos acessórios facilitadores

O tempo é chave para sobreviver a todas as novidades, não possuímos uma sazonalidade de segurança para acomodamento, mas sim necessidade de justura acelerada.

O advogado contemporâneo deve ser habilitado a navegar no mundo mutante que está diante de nossos olhos. As hard e soft skills nunca foram tão necessárias na vida do operador de Direito. Ser multidisciplinar se tornou uma moeda de troca de crescente valor no mercado de trabalho, principalmente para aquele que pretende se tornar um advogado de alto impacto.

Além das mudanças incrementais, a evolução do direito processual, desapegando-se de excessivas formalidades e o uso de linguagem menos rebuscada, já vivenciadas, são muito mais intensas. As transmutações são disruptivas. Isto é, rompimento na ordem usual ou andamento normal de um processo. Logo, faz-se brutal uma comuta de postura agora para não se tornar obsoleto e substituível.

Independente de área de atuação, o profissional contemporâneo é aquele que capta o cenário de mudanças e assume uma nova postura, compatível a realidade. Seguindo essa linha de pensamento, fica clara a nossa necessidade em introjetar conhecimentos acessórios facilitadores, ou do nosso desempenho habitual, ou dos resultados pretendidos.

Porém,, o operador do Direito que faz uso de Legal Design, bem como que domine a ciência de dados, ainda é recebido com muita estranheza por uma grande massa. Assim, na atual revolução vivenciada, ainda há muito debate acerca do futuro profissional. Todavia, novas profissões já surgem em um movimento que tem como eixo nas experiências construídas. Aqui falamos sobre Legal Design.

Esse profissional tem a missão de simplificar o Direito e florescer as práticas existentes, bem como, trazer resultados e produtos mais expressivos. É um profissional híbrido e, mais importante do que sua área de formação, é o seu perfil.

.

MABEL CRISTINA SANTOS GUIMARÃES, pós graduada em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito e Inovação pela PUC – MG, Especialista em Business Analytics e Ciência de Dados – Universidade Católica de Pernambuco, Certificação em Machine Learning pela Data Science Academy, Em Legal Design ela BITS ACADEMY e Visual Law Journey pela New Law, advogada, Membro da Comissão de Legal Design pela OAB/PE e sócia do Urbano Vitalino Advogados.

Mabel Guimaraes
MABEL CRISTINA SANTOS GUIMARÃES, pós graduada em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito e Inovação pela PUC - MG,. Especialista em Business Analytics e Ciência de Dados pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Certificação em Machine Learning pela Data Science Academy, em Legal Design pela Bits Academy e Visual Law Journey pela New Law. Advogada, Membro da Comissão de Legal Design da OAB/PE e sócia do Urbano Vitalino Advogados.

Deixe um comentário