É inerente ao humano um vínculo fantasioso ocorrer quando nos apaixonamos ou nos interessamos pelo o que uma pessoa pode representar com o seu espelhamento. O espelhamento ocorre quando o outro nos corresponde de forma imediata e positiva. No apego prematuro você cria uma história em sua cabeça projetando todos os seus desejos e necessidades afetivas na pessoa que você acaba de conhecer. E assim, todas as suas percepções ficam alteradas. Essa pessoa estranha é “perfeita”, pois você enxerga nela seus sonhos projetados. Por isso, devemos ter muito cuidado quando estamos sobre o efeito da paixão. A tendência é criar um vínculo fantasioso e projetado em alguém que você mal conhece, criando a chance de um relacionamento fecundo e duradouro.
A busca pelas justificativas em coisas triviais tornam uma necessidade de se vincular emocionalmente com o outro e isso hiper valorizar atitudes normais para aumentar o tamanho dessa pessoa – em outras palavras, você enxerga o que quer e super dimensiona o que vê, deixando de “sentir” ou “enxergar” atitudes ríspidas, deselegantes a até ofensivas.
Espera desesperadamente por um contato constante e tem pensamentos obsessivos causados pela necessidade de controle que o outro já projeta sobre ela, pois acredita que não pode deixar escapar essa “oportunidade” e isso acaba gerando muita ansiedade. Se você estiver conhecendo alguém, certifique-se de estar de fato conhecendo e não apenas projetando. No apego prematuro, o real interesse não está no outro, mas no papel que ela pode cumprir em sua vida, e se isso não acontecer, ocorrerá muita frustação e decepção.
O sentimento que se tem é pela imagem idealizada e não necessariamente pela pessoa real. Conhecer uma pessoa é um processo! Você sabe quais são seus valores? Sabe que tipo de relacionamento esse outro está disposto a oferecer, e se isso se encaixa no que você deseja? Conhece as reações dessa pessoa quando ela não tem algo que quer? Qual a reação dessa pessoa quando você compartilha uma dor? Quando você estabelece um limite e coloca na mesa algo que te incomoda, como ela reage? Você se sente respeitada, validada, escutada e amada por essa pessoa? E mais, isso se encaixa com o que você quer pra você? Esteja atento para conduzir melhor suas emoções e se questionar sobre o que sua intuição te passou ou o que você não quer perceber e romantiza. O trabalho pessoal sempre é um bom investimento em si. Faça Terapia!