O mês do “setembro Amarelo” em todas as esferas e classes sociais, a nível Brasil, se promove a campanha “DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO”, que procura conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado, pode ser tratado, e tem uma grande importância de ser entendido em busca da luta a favor da vida.
E a sua saúde mental, como anda? Muitos sofrimentos psíquicos se dão quando a pessoa acha que ‘’só ocorre com ela’’: sensação de ser fraca, que não supera a tristeza e indisposição, a dor e angústia é tão elevada que paralisa a pessoa e faz ela olhar a vida de forma cinza, sem brilho, sem energia e força até mesmo para uma simples higiene pessoal.
Ademais, os pensamentos intrusos que insistem em perder ou entregar os pontos, vem de um desequilíbrio hormonal e que muitas vezes precisa do processo medicamentoso e de um profissional de saúde como o Psicólogo e Psiquiatra, que vai fazer a escuta e juntos entender o que está acontecendo com a pessoa. Só o uso do medicamento, não ajuda, porque o fato da origem da dor é de ordem psíquica e genética, podendo levar o indivíduo a desenvolver a depressão.
Nesse aspecto, o pensar em tirar a vida, não está relacionado em querer acabar com ela, mas acabar com a dor e angústia do sofrimento psíquico. Buscar um profissional que possa ouvir, orientar e ajudar no entendimento da causa, agindo de maneira antagônica ao estranhamento pessoal e valorizando o autocuidado. Elementos que são construídos em um processo terapêutico.
Dentro do autocuidado está a procura por bons alimentos e exercícios físicos, bem como o que te faz bem e te alegra..Momentos, tristezas, situações, boas ou ruins, são para todos! Ninguém passa ileso disso. Então, desenvolva a sua vida e sempre pergunte: “Para que isso está acontecendo comigo” Sempre tem uma resposta que sua mente vai apresentar e precisa fazer sentido de superação.