Além de advogado atuante na área imobiliária há mais de 30 anos, Guilherme Freire de Moraes Guerra (49) também atua como empreendedor imobiliário. Inovador, o empreendedor apresentou ao mercado uma nova maneira de implementação imobiliária através da sua GMG Consultoria e Gestão Imobiliária. Além disso, trouxe para o Brasil a Sociedade de Propósito Específico (SPE).
Primeiramente, excplicamos: Tradicionalmente, para construir um condomínio ou edifício, existem dois modelos de implementação: Incorporação Imobiliária e Condomínio Fechado.
Além disso, os anos de experiência de atuação no direito imobiliário permitiram que Guerra enxergasse uma terceira maneira de fazer isso acontecer, como explica:
“Tenho a honra e a satisfação de participar ativamente do exercício da advocacia imobiliária. Só atuo nessa área e a vivência adquirida durante esse exercício me fez ver que além das ferramentas dos modelos tradicionais – que são muito importantes para o mercado e que são desempenhados muito bem por excelentes construtoras, incorporadoras, engenheiros e construtores –, eu poderia criar uma terceira via, que se soma a esses dois outros modelos tradicionais. É um novo modelo de implementação de empreendimentos imobiliários que não se contrapõe; muito pelo contrário, que se complementa àqueles modelos já existentes. A Sociedade Imobiliária de Investimentos (SII) é o modelo de desenvolvimento imobiliário por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), onde os sócios se unem para serem protagonistas desse empreendimento. A viabilização é feita através de aporte de capital. Esses aportes estão vinculados às suas participações, que por sua vez estão vinculadas às frações ideais e unidades imobiliárias futuras. Esse novo modelo é agregador porque ele pode trabalhar com qualquer construtora com credibilidade, consistência e acervo técnico. Os sócios têm o poder de escolher tudo. E é aí que entra a GMG. A sociedade contrata três empresas gestoras: a de gestão de engenharia, a de gestão de arquitetura e a de gestão geral, que inclui gestão jurídica, administrativa e financeira. A GMG cuida da gestão geral de cada um dos empreendimentos. Então a GMG foi constituída exatamente para ser a gestora desse novo modelo. Agora é importante ressaltar que é com a aprovação dos sócios, ou seja, os sócios têm que aprovar tudo. Até a nossa gestão. Eu posso até ter a ideia, mas se o sócio não aprovar, não tenho nada. O grande benefício desse novo modelo é que a democratização está no processo decisório/político e na participação de resultados financeiros”.
Pontapé
O pontapé para a ideia do novo modelo de SII se deu em 2008 quando Guerra veraneava em Muro Alto, no litoral sul de Pernambuco. Ao passear pela praia se deparou com dois terrenos vazios e sentiu que tinha que desenvolver empreendimentos imobiliários ali.
Inicialmente, sua intenção era que fosse uma empreitada familiar, porém, ao discutir a ideia com sua família, chegaram à conclusão que não deveriam investir naquele momento em razão de já possuírem investimentos expressivos noutras áreas do litoral sul pernambucano e alagoano.
Ao invés de desistir do empreendimento, maturou a ideia por dois anos. Em 2010 o empreendedor apresentou um novo modelo de negócio para sua rede de amigos. Assim, foram os amigos do condomínio em que veraneava, dos condomínios vizinhos e do The British Country Club que formaram o primeiro grupo de investidores para dar início ao novo empreendimento que seria inaugurado em fevereiro de 2012 – o Narguilé Beach Club. A aceitação foi tanta que logo no primeiro dia de abertura de cadastro dos investidores, já havia uma lista de espera com cerca de dez pessoas. Então criou-se outra SPE para a implementação do segundo empreendimento, o Cambôa Residence, ainda em 2012.
Em 2018, criou-se outra SPE para a implementação do Edf. Maison Premiere, localizado ao lado do The British Country Club. Os sócios do empreendimento nomearam mais uma vez a GMG para fazer a gestão geral do empreendimento. Além da empresa Monthe, de Lucian Fragoso, para a gestão de engenharia e a FST, de Sandro Guedes, para a gestão de arquitetura. O empreendimento tem previsão de entrega para dezembro de 2022 e conta com a engenheira Laís Melo, que é a encarregada da obra e com a participação do estagiário da obra Lucian Fragoso Filho.
Sociedade de Propósito Específico: Diferencial
Quem conhece o novo modelo, não deixa de investir, pois a diferença de preço no SII é considerável. Prova disso é que alguns investidores que acreditam no modelo estão investindo desde o começo, como elenca o empreendedor:
“Este é um modelo de sucesso, tanto que existem várias pessoas que investiram mais de uma vez nele. São pessoas que têm sucesso nos seus negócios, profissionais bem sucedidos. Por exemplo, Gustavo e Madalena Caldas, além dos meus pais Murilo e Graça Guerra, investiram tanto no Narguilé quanto no Maison; André Coutinho, Lucian e Fabiana Fragoso, Felipe e Fred Vieira e João e Ana Maria Pessoa investiram tanto no Cambôa quanto no Maison. Só aí você já tem uma composição de pessoas que estão repetindo o investimento com a gente, fruto de uma advocacia imobiliária que teve início em 2012. Além dos novos sócios que compõem o Maison: Sócrates e Aureci Chaves, Virgílio e Catarina Carneiro Leão, Thiago e Juliana Galvão e Marcelo e Daniela Meneses. Todos os sócios são muito especiais e importantes no meu crescimento profissional neste novo desafio de empreender. Tem também Eduardo e Mariza Pugliesi que investiram no Narguilé; Márcio e Natali Soares, Enoque e Paula Godoy, Fred Amâncio e Mércia, Marcos e Regina Ximenes, José Américo e Patrícia, André e Renata Coutinho, Valderi e Isabel são os que investiram no Cambôa ”.
Os próximos empreendimentos da GMG são igualmente ousados como os já apresentados, inclusive, todos são Sociedade de Propósito Específico. O Real State Corporate, que pegando um conceito que voltou a ser tendência na Europa, será a primeira torre mista residencial e corporativa de Recife, localizado na Av. Conselheiro Rosa e Silva e o Premiere Vin Club, em Gravatá, que nasce para realizar o sonho de quem quer ter uma residência de campo, um haras e uma vinícola própria ao mesmo tempo ao seu dispor.