Na era digital, é crucial que os profissionais do Direito pensem além de tudo o que já foi vivido até hoje, e façam da tecnologia a sua maior aliada para colocar as pessoas e as características mais humanas e subjetivas (Soft skills) no centro de tudo.
Os recursos digitais, como a integração com novas tecnologias, uma nova forma de se relacionar, de comprar e vender, de se comunicar, que pede uma linguagem mais simples, didática acessível, a exemplo do marketing digital e do visual law, as legislações na era dos dados, a exemplo a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), audiências virtuais, e profissionalizar a gestão dos escritórios de advocacia vêm ganhando ainda mais força no mercado da nova advocacia. Todos esses recursos interferem na rotina em que os advogados trabalham, colocando em evidência a necessidade de um olhar estratégico para o futuro e modelos de negócios inovadores.
Diante dessa nova realidade, ainda impactante para a maioria, e muitas vezes, paralisante, é de extrema importância que o mercado da advocacia se adeque à essa nova realidade e busque orquestrar a integração das pessoas com a internet e a tecnologia, como pilares do planejamento estratégico do advogado do presente e futuro. No entanto, isso requer, primeiramente, uma mudança ampla de pensamento.
Mude o seu mindset!
Sair da zona de conforto e mudar a sua configuração mental (mindset) é a chave para mudar definitivamente o status quo da forma de advogar, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
Com isso, o profissional do futuro é aquele que está aberto para os novos desafios e consegue implementar esse pensamento na prática do dia a dia. Esse novo profissional tem a mentalidade de que a internet, as redes sociais, as tecnologias, sejam utilizadas para potencializar suas habilidades e conectar genuinamente todos os agentes do ecossistema jurídico, colocando o advogado como protagonista desse movimento irreversível.
Considerados pilares fundamentais da nova advocacia, ética, marketing jurídico digital, legal design, e adequação à LGPD, podemos enxergar o advogado do futuro como um profissional com muitas habilidades e cobiçado pelo mercado. Por outro lado, tem-se que ter em mente que a transformação é contínua e exponencial, ela ocorre a todo momento, então, é necessário sempre aprimorar e atualizar essas habilidades adquiridas ao longo do caminho. Ao final, você não será visto somente como um advogado ou advogada, mas será reconhecido como um profissional ético, dinâmico e inovador, indispensável para o mercado.